quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Andréia Roma , C.E.O e Diretora de Projetos da Editora Leader entrevista Graça Santos, a autora do Livro Coach Educacional






Andréia Roma pergunta:
Graça fala um pouco sobre sua trajetória e experiência na Educação? Quem é você para educar?

Graça Santos responde:
Amo o que faço! Sou uma pernambucana arretada! Primeira filha de uma família típica pernambucana com 6 filhos. Cedo, mamãe, apresentou-me os conceitos que ainda hoje me possibilitam o maior número de conexões, mas que principalmente me ensinaram a SER GENTE.

 “Escreveu, não leu, o pau comeu", "Quando chegar quero encontrar pronto" e "Só te ensino uma vez". Este é o tripé que estrutura estas conexões, e após os filtros mentais, percebo o quanto ela, demonstrou sua competência amorosa disseminando os valores universais, projetando-me para um mundo de possibilidades para que eu desenvolvesse as múltiplas potencialidades criativas para resolução de problemas. 

Cedo aprendi o significado do verbo cuidar. Cuidar de mim, cuidar da casa, cuidar da roupa. Cedo aprendi a transgredir para SER. Ser Resiliente. Ao entrar em contato com estas potencialidades percebo que a forma como fui criada vem garantindo a minha busca em direção a um mundo melhor. Sou curiosa e comunicativa. Tenho uma alma animada e principalmente gosto de gente! Ao final deste ano posso contar que os 35 anos de convivência na e pela EDUCAÇÃO, me fizeram uma pessoa melhor, entendendo que a palavra tem poder, e que antes de tudo EDUCAR é um ato de amor presente em cada gesto, em cada olhar, em cada toque. Apreendi intensamente, sendo mãe.
                                                                         
Na caminhada em busca do quem sou eu para educar, conheci e convivi com pessoas surpreendentes de áreas que influenciam o eterno e infinito desejo transdisciplinar de me dedicar ao despertar do potencial humano, sempre fundamentada numa proposta, cuja base são os Valores Humanos.

Alguns penduricalhos configuram na jornada acadêmica como Professora, Pedagoga e Orientadora Educacional. Outros, tão ou mais importantes, só poderemos perceber quando caminharmos juntos, ousarmos olhar nos olhos, nos abraçarmos e sentirmos a nossa ecologia pessoal.

Há 35 anos, na área educacional, sendo que 27 destes, dedicados à educação pública, onde iniciei como Professora da Classe de Alfabetização no CIEP 099 -  Dr. Bolívard Gomes de Assumpção, na Baixada Fluminense. Foi o momento de minha projeção para o mundo dos professores protagonistas. APRENDER A SER PROFESSORA, APRENDER A ENSINAR E APRENDER A TREINAR PROFESSORES eram algumas das brilhantes metas revolucionárias de
Darcy Ribeiro, o Educador que criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP).  Fui muito feliz, e nesta época, apenas com 22 anos de idade, participei ativamente da implantação de um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio Teixeira.

Exerci ainda o cargo de Diretora Adjunta Pedagógica, Professora Orientadora, Coordenadora Pedagógica de Ensino Médio, Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Contabilidade e de Meio Ambiente, entre outros. Fui Coordenadora Estadual de Ensino Médio, momentos em que apreendi o pensamento estratégico sistêmico na prática.

Conheci a Programação Neurolinguística na década de 90. De lá para cá, venho de forma autodidata pesquisando e apreendendo a essência e a estrutura desta mágica ferramenta de melhoria da comunicação e das relações humanas em todos os contextos, ora pessoais e profissionais.

Como Orientadora Educacional em instituição privada foram elaborados projetos com foco em professores, alunos, pais e responsáveis da Educação Básica, além de coordenar pedagogicamente o grupo de professores da disciplina de Física na elaboração do Projeto Pedagógico. Ministrei ainda aulas de Filosofia e Sociologia para turmas de Ensino Médio.
Quem sou eu para educar? Uma profissional inquieta, que tem como propósito inspirar e capacitar pessoas e profissionais para a transformação desejável, por meio de vivências que conduzam ao realinhamento cultural das crenças, valores, hábitos e atitudes com foco na excelência de resultados e na lucratividade pessoal.


Andréia Roma pergunta:
Como, e quando surgiu a ideia de trabalhar com o Coaching voltado ao meio educacional?

Graça Santos responde:
Esta pergunta instigante me remete aos bancos acadêmicos e a legislação que respalda a formação acadêmica, além de me apoiar nos escritos da Professora Mírian Paura, em que analisa o Espaço Filosófico da Orientação Educacional. Tenho três profissões... Professora, Pedagoga e Orientadora Educacional, esta última regulamentada pela Lei nº 5.564/68 que destaca o educador que tem compromisso com a formação de um cidadão crítico e consciente, bem como as funções de coordenar, planejar, sistematizar e participar. Cabe ainda destacar que em Orientação Educacional, é importante, não é apenas o saber teórico, mas o saber competente e compromissado com a educação e a realidade do país. É posto ainda que além dos conhecimentos específicos, há de se ter conhecimentos antropológicos, políticos, econômico, históricos. Esta formação acadêmica garante que a minha atuação como Coach Educacional deve ser dimensionado pelo ponto de vista das ideias pedagógicas, atenta a intercessão da Orientação com a Educação e com o processo de Coaching. Concluindo esta resposta o papel de mediadora entre a prática valorativa das pessoas (alunos, professores, equipes pedagógicas, pais e funcionários) e as exigências da sociedade já faziam parte das minhas escolhas, no momento da entrada para o mundo da Educação. Sou professora desde os 14 anos de idade, Pedagoga e Orientadora Educacional desde 1996, e neste período, modelei a atuação encantadora de muitos professores, o que baliza o trabalho e as propostas do primeiro livro sobre Coaching Educacional, além de ter formação em PNL pelo INeP – Instituto de Neurolinguística e Psicologia Aplicada e Coach Professional pela ABRACOACHING – Academia Brasileira de Coaching.

Andréia Roma pergunta:
De 1 a 10 o quanto você acredita que a ferramenta coaching pode mudar a educação ? E porque?

Graça Santos responde:
Mudar a Educação?  É uma pretensão histórica e cultural de todos nós, no entanto ela está em permanente mudança. No entanto, tenho a crença de que se quero, eu posso pensar global e agir local. Afinal tenho conhecimento e treinamento no processo de Coaching e tenho  disponível uma poderosa caixa de ferramentas com ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar seu poder de persuasão e conhecimento. Há de se disseminar que o Coach seja percebido como um maestro no desenvolvimento pessoal e profissional.

Andréia Roma pergunta:
Hoje no Brasil há vários ruídos na Educação, qual sua opinião sobre isso? E o que você aborda sobre as mudanças em seu livro?

Graça Santos responde:
Os ruídos na Educação Brasileira evidenciam a abençoada crise e quanto o processo está em permanente construção e (re)construção, o que gera oportunidades que despertam para as mudanças que  envolvem  esforços de várias ordens, das mais simples as mais complexas. O livro Coaching Educacional evidencia o registro de simples experiências como Pedagoga e Orientadora Educacional treinada para desenvolver e registrar suas próprias concepções pedagógicas com relação ao HOMEM, ao MUNDO, a SOCIEDADE, a CULTURA, ao CONHECIMENTO, a ESCOLA, ao ENSINO E APRENDIZAGEM, a RELAÇÃO INTERPESSOAL, a METODOLOGIA e a AVALIAÇÃO.

Andréia Roma pergunta:
Qual a visão que você tem sobre a liderança no meio educacional?

Graça Santos responde:
Para ilustrar a resposta, lanço mão dos fragmentos do texto baseado na transcrição da palestra de Roberto Crema “Liderança no Século XXI: impactos da passagem do milênio”, proferida no Centro Cultural da Câmara dos Deputados e irradiada pela TV Câmara e TV
Senado, em maio de 1998.

 (...) Vivemos um tempo absurdo, onde perdemos a escuta. Alguém perguntou a um índio de 101 anos, um Xamã, um Pajé americano: - O que você faz? Ele disse:

-          Eu ensino meu povo.
-          O que você ensina?  
-          Quatro coisas, ele respondeu: Primeiro, a escutar;
-          Segundo: que tudo está ligado com tudo;
-          Terceiro: que tudo está em transformação;
-          Quarto: que a terra não é nossa, nós é quem somos da terra.

Os liderados mudaram. A sociedade passa um desafio dramático de liderança. As pessoas não aceitam mais fazer as coisas por simples obrigação. Além dos objetivos, mesmo que ainda não muito claros, elas tem mais oportunidades de escolhas. O líder precisa desenvolver a capacidade de inspirar, e construir com seus liderados, professores e alunos, um sonho comum.  E para isso, se faz necessário a ressignificação dos conceitos de liderança, ampliando a consciência de ações estratégicas tais como: inspirar, motivar, conciliar e apontar o caminho à frente.

Andréia Roma pergunta:
E quais os benefícios que professores e alunos, orientadores, e outros no meio educacional, vão ter ao ler o seu livro, e futuramente participar de seu treinamento Coaching Educacional?

Graça Santos responde:
Para o leitor aproveitar ao máximo os sete capítulos do livro chamo a atenção para  as metáforas que utilizei em homenagem à minha primeira Coach, minha mãe, uma costureira que me ofereceu linha, agulha, tesoura e os apetrechos necessários para eu “costurar” uma história única, real e exclusiva. Aprecio muito as metáforas, pois além de se comunicar com os dois lados do nosso cérebro é uma poderosa ferramenta na educação que nos transporta do estado atual para o estado desejado por meio do encantamento. O livro oferece registros de experiências sustentadas na experiência profissional, orientando quem orienta a buscar novas possibilidades na sua própria experiência, além de informar a evolução do Coaching, desde o seu surgimento do termo  na Inglaterra em 1500. Seguindo em frente são apresentados cases que envolvem alunos da Educação Básica e um diálogo virtual, evidenciando a aplicabilidade do Coaching por meio das redes sociais. O livro configura-se numa fonte de inspiração e criatividade para realização de um trabalho combinado com a sua expertise. Para participar do Treinamento ORIENTADO QUEM ORIENTA: Coaching Educacional, propõe experiências que envolvem PNL, Endoquality, Storytelling, Didática, Inteligência Emocional, Orientação Profissional, gerando Autonomia de Conhecimento fundamentadas nos Valores Humanos. Se você tem foco, vontade e capacidade,  está pronto para a projeção de um novo design com ações simples e poderosas. Curioso? Curiosa? Venha potencializar os seus talentos!

Andréia Roma pergunta:
Para finalizar a entrevista, quero que você fale sobre sua missão em ter lançado um livro voltado ao meio educacional? E o que você diria a professores, orientadores, e outros no meio educacional, sobre a experiência de publicar seu livro depois de mais de 35 anos voltados a Educação?

Graça Santos responde:
Lembro-me de certa magia quando li para vovó pela primeira vez. Eu estava sentada no batente da casa onde eu morava, por volta dos meus 6 anos de idade. Na década de 70 lembro-me da compra do meu primeiro livro,  Pollyana, de autoria de Eleanor H. Porter, que conta a história de uma menina que enfrenta dificuldade, sempre tirando o melhor da situação. Li a maioria dos livros que compõem a minha biblioteca, no entanto, o desejo de escrever ideias e projetos realizados, foi evoluindo a partir dos resultados obtidos e registrados. Registros envelopados, estudos e pesquisas, rascunhos de anotações de participações em eventos... O que fazer com tanto material valioso? Tomei a decisão de escrever, de expor ideias e intenções sem medos das críticas. Muitos rascunhos... Inúmeros começos e recomeços...Hora de praticar o que a escola ensinou quando passava como “dever de casa”, assistir ao documentário Amaral Neto, o repórter, e na segunda-feira, ler em voz alta o relatório escrito. A escola cumpriu seu papel, a universidade mais ainda. Desenvolvi o foco, a vontade e a capacidade, que hoje, na Era do Conhecimento, são consideradas a CHAVE, para o profissional de qualquer área  do mundo do trabalho. Pesquisa, monografias, TCCs...O que se faz com o material estudado? Alguns, eu transformei em palestras, no entanto, havia um chamado para protagonizar a escrita de um livro. Ousei. Em 2007, criei o primeiro blog ORIENTANDO QUEM ORIENTA, expressão  baseada nas experiências da época em que gerenciava o conhecimento pedagógico  52 escolas. Nele passei a comunicar e a compartilhar ideias, não apenas minhas. Em meados de 2012 a Editora Leader, usando sua lógica interna, observou a vitrine que é a rede social, e resolveu ESCUTAR os valores que norteiam a minha jornada pessoal e profissional. Em seguida a ABRACOAHING -  Academia Brasileira de Coaching apoia,  e o livro ganha mais um patrocínio. Portas se abrem. Torno-me escritora. Empresários visionários apoiando uma Professora, Andreia Roma e Bruno Juliani, conhecem o ambiente atual e suas exigências, e estão atentos para a criação de oportunidades para quem tem projeto.

Professores, boas práticas, você as tem!? Inspirem-se! Escrevam! Vamos juntos?

Andréia Roma pergunta:
Sou grata por ter você, nos projetos da Editora e na minha vida como parceira. Conte comigo.

Andréia Roma






Nenhum comentário: