segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Andréia Roma entrevista o Presidente do Metaforum "Bernd Isert"



Andréia Roma pergunta:
Bernd, fale sobre você e sua experiência profissional?

Bernd Isert responde:
Eu cresci em Berlim, Alemanha, e estou trabalhando na área de Coaching, Comunicação e PNL desde 1985, sou engenheiro formado no campo da Teoria do Sistema e Controle Automático era o que eu fazia antes de conhecer as ferramentas de PNL, Coaching e Comunicação, o que era também uma boa base de pensamento sistêmico.

Estudei muitos campos, como a PNL, Terapia Sistêmica, trabalhando com Constelação, Cinesiologia e muitas aplicações do Xamanismo ao negócio. Mais tarde, comecei a integrar estas experiências com novas abordagens que desenvolvi no campo da PNL e Coaching. Eu escrevi meus livros e fundei meu Instituto: “Metaforum Internacional”. Dentro deste quadro desenvolvi um novo tipo de experiência de aprendizagem, aonde tudo isso vem junto. Os métodos mais importantes, os melhores treinadores e desenvolvedores de cada campo, as pessoas de todas as áreas e formações profissionais para estudar, para trocar, e viver a vida da melhor maneira, isto é Universidades Internacionais de Verão, que fizemos em muitos países, desde alguns anos, bem como no Brasil.

Andréia Roma pergunta:
O tema que você representará no livro será "Coaching Sistêmico", descreva um pouco mais sobre a ideia que você quer manifestar nos futuros leitores, com este tema?
                                                                                                           
Bernd Isert responde:
A visão sistêmica significa que tudo na vida está conectado. E dentro de nos mesmos tudo esta conectado. Então Coaching Sistêmico lida com as relações entre as pessoas e as relações dentro de nosso mundo de experiência. Isso conecta métodos como: A PNL e Terapia Sistêmica e esta é minha especial contribuição: Isso integra o poder sistêmico do trabalho de Constelação dentro do mundo do Coaching. Estou trabalhando para publicar um segundo livro em português sobre este trabalho, e continuo a ensina-lo em diferentes áreas, como em nossos próximos Campos de verão logo após o carnaval em São Paulo, com 18 dias completos de treinamento, que consiste em nove dias de Coaching Sistêmico e nove dias de Master Coach. Depois deste Metaforum eu vou oferecer mais treinamentos de Coaching junto a outros parceiros em diferentes lugares do Brasil, São Paulo e muito mais.
Cada vez mais e mais eu fico interessado em outros sistemas sociais na contribuição do desenvolvimento da sociedade, dando suporte e ajudando mais e mais pessoas a se tornarem criadoras de sua vida e tomarem responsabilidade no desenvolvimento de sua vida e da sociedade no mundo de mudanças nos precisamos de soluções para o que esta vido pela frente, e o poder não é algo que temos que esperar de cima, mais é algo em que cada um de nos possa contribuir para mudar. Eu acredito na geração de cultura ativa, a qual não esta mais aceitando o que é dado, mais toma para si a responsabilidade de mudar e a maneira de mudar é a conexão.

Andréia Roma pergunta:
Qual sua história com PNL e o Coaching, conte quando começou, até os dias de hoje?

Bernd Isert responde:
Comecei mesmo a estudar PNL e outros métodos de comunicação desde 1982, passei a oferecer os meus primeiros treinamentos em 1985. Desde aquela época a cada ano foi cheio de experiência e novos aprendizados.

Eu aprendi com Robert Dilts, John Grinder, Richard Bandler e muitos outros. Alguns são agora bons amigos e colegas, como Robert, enquanto o meu caminho me trouxe a distância para os outros, como Richard. Eu desenvolvi o meu próprio estilo de PNL e chamo de PNL sistêmica, eu substitui a palavra "programação" por "Processo-Desenvolvimento".

No campo do trabalho Constellation eu aprendi de Bert Hellinger, Matthias Varga de Kibéd, Insa Sparrer e muito mais, e também aqui eu desenvolvi minha própria abordagem, mais distante, talvez para Bert, representando a geração e integração de outros métodos.

Importante para mim também foi Cinesiologia, trabalhar com o corpo e a mente em conexão. Sabe-se de forma simples como EFT ou EMDR, ou em Body Talk ou toque para Heath, com o uso dos testes musculares, mas o campo é muito mais amplo, como se pode imaginar. E ele me ajudou muito, para ganhar uma compreensão mais profunda do que está acontecendo dentro de um ser humano e entre os seres humanos em diferentes níveis.

Mesmo o que fizemos nos primeiros anos já era Coaching, o Coaching palavra esta que ainda não foi amplamente utilizado, veio 10 anos mais tarde. E o Coaching foi o campo, onde eu poderia integrar tudo, que eu aprendi sem ser limitado a determinados programas prontos. Eu redefini coaching de um comportamento mais objetivo e abordagem orientada para uma visão mais aberta e sistêmica, que oferece soluções em muitas direções. Olhando para o passado, presente e futuro e as relações relevantes e experiências. Ele reconecta, o que foi desligado, e separado, o que é misturado de maneira errada. A partir desta você pode ver a influência que o trabalho de constelação me deu. E foi um grande passo, quando eu comecei a trabalhar com figuras e símbolos em tabelas, sendo capaz de simular todo o sistema de experiência em uma sessão.

Eu aprendi muito e contribuiu muito em especial a estes principais eventos internacionais, como o nossa Universidade de Verão. Colaborei com alguns dos principais desenvolvedores internacionais de cada campo, como Stephen Gilligan, Robert Dilts, Varga Matthias von Schmidt Kibéd ou Gunther. E o desenvolvimento é longo e tenho orgulho de ser o único a trazer os muitos desses desenvolvimentos para o Brasil.


Andréia Roma pergunta:
Quais as mudanças que as ferramentas PNL e o Coaching causaram em você?

Bernd Isert responde:
Bem, quando nós aprendemos algo, abrir novas portas, e são os desafios para novos aprendizados e novo domínio. E eu abri um monte dessas portas e entrei em novos espaços. Tudo começou com cruzar a parede entre as duas partes da Alemanha, em 1980, o que me permitiu um novo começo ao vivo. Um portal muito interessante de novidades, foi o início de nossas atividades no Brasil, para conhecer uma cultura nova e fascinante, de mudanças e desafios, e conhecer ela, a luz e a sombra também. E de tudo isso para crescer e se tornar mais e mais completo. A vida é uma troca e eu amo doar, é gratificante doar muito mais do que receber, isso tem que ser prioridade. Algumas pessoas comentam sobre mim, como esta velha canção em Inglês: Bernd "ainda está louco depois de todos esses anos". Isso significa que, eu tenho a minha criatividade, e talvez por dentro eu seja mais jovem e flexível do que nunca. Obrigado a todas essas coisas, eu fiz, e tudo o que eu fiz, Ele me ajudou sempre a encontrar as soluções certas.

Andréia Roma pergunta:
A maioria dos profissionais de Coaching e PNL foram formados pelo Metaforum. Fale um pouco sobre como surgiu à ideia chamada Metaforum, que hoje é a Universidade de Verão. Qual é a missão por traz desta ideia?

Bernd Isert responde:
Um Fórum é um lugar onde as pessoas se encontram um câmbio, uma vez que a Roma antiga. Meta significa olhar por trás da superfície, olhando para o todo, sendo capaz de se conectar. Isto é o que o Metaforum quer ser e o que está oferecendo: Entrando em uma grande área, onde você está conectado com o espírito de criatividade, de apoio e de troca, de novas ideias, onde você olha acima dos cantos, onde novos métodos são desenvolvidos, onde a experiência pessoal cresce e a transformação acontece. Também está saindo de um ambiente de competência em um campo de cooperação, onde cada um abre as portas para o outro. Por isso, tem um aspecto social, como um modelo que eu chamo de “Facebook da Vida”.

Temos muito respeito entre os profissionais, porque nós cuidamos de ética, não temos fins lucrativos e em primeiro lugar, estamos abertos a cooperar com todos os institutos, que compartilham nossos valores. É um Coaching e PNL, não orientamos pessoas para manipulação ou ganhar poder para governá-los, mas para criar uma palavra melhor para todos. Nos trabalhamos para a equidade na concorrência com abertura para compartilhar e comparar o que está realmente funcionando.

Andréia Roma pergunta:
Se você pudesse descrever a PNl e o Coaching com uma metáfora, qual seria?

Bernd Isert responde:
Coaching e PNL trabalham não só por causa dos métodos, é o espírito do contexto e da sabedoria, em que são aplicadas. Coaching é uma arte, como a música, como a pintura. E nós temos que dar a esta arte o melhor espaço para se desenvolver. Se você tem muitas ferramentas para pintar, ainda é necessária a intuição e inspiração, na qual a cor a aplicar e como, é preciso ter criatividade, e acima de tudo: a sua dança. Os brasileiros sabem muito sobre isso. E eles sabem que uma forma de dança é diferente de outra.

Tudo isto se aplica ao treinamento de PNL. Se olharmos para um dentista, queremos encontrar um bom profissional. Devemos olhar para os parceiros, que realmente nos fazem iluminar. Isso é o que faz a diferença.

Agradecimento:
Andréia Roma pergunta:
Bernd, quero agradecer por você acreditar. Sua entrevista é realmente uma explosão de conhecimento e arte. Passei a respeitar ainda mais a PNL e o Coaching, em ver e sentir, em cada palavra descrita por você a magia na qual aborda estas ferramentas.

Sou grata por ter você, nos projetos da Editora e na minha vida como parceiro. Conte comigo.

Andréia Roma 

Saiba mais sobre o METAFORUM INTERNACIONAL. Clique Aqui.




Nenhum comentário: